Português (Brasil)
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

Chuva: 4 crianças e 4 adultos morrem após deslizamento de barranco em Manaus

Data de Publicação: 13 de março de 2023 08:56:00 Pelo menos nove casas foram atingidas durante forte chuva na noite de domingo.

Compartilhe este conteúdo:

MANAUS – Oito pessoas morreram no deslizamento de um barranco na Comunidade Nova Floresta, na zona leste de Manaus, na noite deste domingo (12), após chuva intensa durante todo o dia. O deslizamento do barranco ocorreu por volta de 21h, segundo vídeo de moradores nas redes sociais.

Até próximo das 2h desta segunda-feira, oito corpos haviam sido encontrados, sendo quatro crianças e quatro adultos. Quatro dessas vítimas são de uma mesma família. Uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos.A Prefeitura de Manaus informou que 11 casas foram atingidas na Rua Topázio. A falta de luz e a grande quantidade de lama dificultou as buscas durante a madrugada desta segunda-feira (13). Bombeiros estão no local.

As casas estavam na parte de baixo da rua e foram destruídas pela terra. O barulho do deslizamento assustou moradores, que conseguiram sair de casa a tempo.

O prefeito David Almeida esteve no local na noite de domingo. Segundo ele, o acúmulo de lixo e a grande quantidade de água podem ter causado a queda do barranco.

David Almeida acionou o Centro de Cooperação da Cidade e o Comitê de Gestão de Crise para dar assistência aos sobreviventes.  

Contensão

“Hoje atuamos em 25 ações prioritárias e, para essa área, não teve nenhuma ligação, nenhum chamado no CCC. Infelizmente, no início da noite, teve esse desmoronamento. Segundo os moradores, muita chuva no local (do deslizamento de terra). É muita tristeza, já temos nove vítimas e nós estamos aqui com todas as secretarias integradas para dar todo o suporte possível”, lamentou o prefeito.

David Almeida disse que há mais de mil áreas como essa em Manaus. Dessas, 62 são de alto risco como a que ocorreu a fatalidade. “Nós fizemos 17 áreas no ano passado (contenção de erosões), temos programado mais 20 áreas prioritárias como essa, nós fizemos grandes intervenções e isso minorou. E, agora, buscamos mais investimentos para a gente poder investir nessas áreas e dar moradia digna para as pessoas”, afirmou.

Desabrigados e outros moradores de áreas próximas foram instalados em abrigos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Área de risco

O desmoronamento do barranco no Jorge Teixeira onde a chuva atingiu 96 milímetros, muito acima da média. As chuvas intensas e concentradas em um curto período tornam as encostas suscetíveis aos deslizamentos. O aumento repentino no volume de água recebido pelo solo íngreme provoca o encharcamento do talude e a consequência são os deslizamentos de terra.

Foto reprodução

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 Busque no site
 
 Siga-nos
...
...
...
...
...
...
...
...
...
 Instagram
s