Português (Brasil)
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

Marcos Rocha nega fraude na divulgação de números de leitos - E fala da atual situação de Rondônia

Data de Publicação: 27 de janeiro de 2021 10:19:00

Compartilhe este conteúdo:

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (Sem Partido) convocou a imprensa na tarde desta terça-feira (26), para esclarecer a população sobre a denúncia de que o Estado teria fraudado o número de vagas de UTI's disponíveis para evitar decreto de isolamento que poderia culminar no fechamento do comércio, com intuito de favorecer a classe empresarial. 

O chefe do Executivo negou que o Governo tenha agido de má-fé e afirmou aos jornalistas que tal situação tenha sido uma falha de interpretação por falta de conhecimento técnico-científico, gerando uma ação precipitada e isolada de um único membro do Ministério Público Estadual (MP-RO). "Houve um ataque ao Estado, não ao governador", considerou.

O governador esclareceu ainda que a metodologia para confecção desses relatórios durante o tempo de pandemia foi sendo gradualmente aperfeiçoada com vista a retratar com mais fidedignidade a realidade de ocupação dos leitos. Eventual variação da taxa de ocupação dentro do mesmo dia não tem potencial para interferir diretamente na reclassificação dos Municípios nas fases do Plano Todos por Rondônia, instituído pelo Decreto n. 25470, de 22-10-2020.

Marcos Rocha fez questão de explicar detalhes sobre a metodologia utilizada para reclassificação de fase. "É levada em consideração, no dia da reclassificação, a média dos casos ativos de covid dos últimos 7 dias dividido pela média dos casos ativos dos 7 dias anteriores, com dados obtidos do Sistema Nacional e-SUS”, destacou.

Ao final, defendeu a equipe técnica do Governo por não considerar justo que os profissionais "abnegados, como os técnicos que atuam há meses incessantemente nos estudos que subsidiam, de forma unicamente técnica, as tomadas de decisões ao enfrentamento à pandemia causada pela covid-19, sejam taxados de fraudadores".

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 Busque no site
 
 Siga-nos
...
...
...
...
...
...
...
...
...
 Instagram
s