Rondônia transferiu para o Amazonas 15 pacientes com a Covid-19 na madrugada deste sábado (20). A transferência dos rondonienses, assim como a de três acreanos, foi realizada durante a Operação Gratidão.
Os pacientes foram acompanhados por profissionais da Secretaria Estadual da Saúde do Amazonas, incluindo três enfermeiras, um médico e um fisioterapeuta, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles foram internados no Hospital Delphina Aziz.
A Secretaria de Saúde do Amazonas informou que realiza o levantamento de leitos disponíveis no estado e informado ao Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Rondônia, como esses dados são disponibilizados diariamente não é possível saber previamente quantos leitos estarão disponíveis e quantos pacientes poderão ser transferidos.
Rondônia vive o colapso no sistema público de saúde, com todos os leitos de UTI lotados há algumas semanas. Segundo o último boletim divulgado pelo Governo, o estado tem 3.589 mortes pela Covid-19 e mais de 170 mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença. Pelo menos 856 estavam internadas com a doença na última sexta-feira (19).