Data de Publicação: 1 de março de 2022 09:12:00
A Rússia atacou com mísseis um prédio do governo ucraniano em Kharkiv, a 2ª maior cidade do país, nesta terça-feira (1º), sexto dia de guerra. Enquanto isso, imagens de satélite continuam mostrando que forças russas estão se aproximando de Kiev, a capital da Ucrânia. Imagens capturadas na cidade de Berdyansk também mostram as tropas russas se movimentando ao sul da Ucrânia.
De acordo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, a Rússia atacou a Ucrânia com 56 foguetes e 113 mísseis de cruzeiro só nos primeiros cinco dias. Ele também afirmou que após o bombardeio de Kharkiv, no nordeste ucraniano, será necessário considerar esta como uma zona de exclusão aérea.
Em uma transmissão após o bombardeio de Kharkiv, Zelensky acusou a Rússia e disse que um Estado que comete crimes de guerra não deve ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Zelensky também pediu à União Europeia para provar que estão do lado dos ucranianos no conflito com a Rússia.
“A União Europeia será muito mais forte conosco, isso é certo. Se vocês, a Ucrânia será muito mais solitária. Provem que estão conosco, provem que não vão nos deixar, provem que vocês são de fato europeus e, então, a vida vai vencer a morte e a luz vai vencer a escuridão.”
Sanções e bloqueios
O grupo de transporte marítimo Maersk anunciou que interromperá temporariamente todo o transporte de contêineres para a Rússia, se juntando a uma série de outras empresas após as sanções ocidentais impostas a Moscou.
A suspensão, que abrange todos os portos russos, não inclui alimentos, suprimentos médicos e humanitários, disse a dinamarquesa Maersk. A Maersk detém 31% da operadora portuária russa Global Ports, que opera seis terminais na Rússia e dois na Finlândia.
Fonte;G1
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|