Para diminuir a quantidade de pacientes em espera por cirurgias ortopédicas de média e alta complexidades no Hospital e Pronto–Socorro João Paulo II, o Governo do Estado iniciou no mês de maio, uma força-tarefa para transferir os internados para outras unidades hospitalares da Capital.
Eles estão sendo transferidos para o Hospital de Campanha de Rondônia, que atualmente funciona como retaguarda do João Paulo II, e já recebeu 77 pacientes de média complexidade; o Hospital Santa Marcelina com 22 pacientes do trauma e o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com quatro pacientes de alta complexidade.
O JPII continua realizando cirurgias de urgência e emergência e retornou esse ano com as cirurgias ortopédicas eletivas, sendo que na primeira semana do mês, 29 procedimentos cirúrgicos foram concluídos.
Atendimentos João Paulo II
De janeiro a maio deste ano, o João Paulo II realizou 639 cirurgias, sendo ortopédicas, vasculares, entre outras. Com o apoio das unidades, será possível distribuir as demandas de forma que acelere o fluxo de atendimento na unidade. A partir dessas transferências, o objetivo é esvaziar o quantitativo de pacientes acomodados fora dos quartos da unidade.