Data de Publicação: 31 de maio de 2022 09:08:00 Pelo menos 10 animais foram submetidos à eutanásia por conta do estado avançado da doença. Uma pessoa testou positivo e outros casos são investigados.
Casos confirmados de Leishmaniose estão preocupando órgãos voltados à saúde em Cacoal (RO). Em uma região da zona rural da cidade, pelo menos 10 animais foram submetidos à eutanásia por conta do estado avançado da doença.
Segundo o veterinário Cristian José, a medida é sugerida nos casos em que os animais estão em grande sofrimento, com feridas em regiões mucosas do corpo.
"O animal começa a emagrecer porque está com muita dor, está em sofrimento. Nesses casos é recomendado a eutanásia para não deixar ele sofrendo. Então é feito como medida humanitária", aponta.
E os bichos não são os únicos afetados. De acordo com informações do Município, uma pessoa teve diagnóstico positivo da doença e outros são investigados. Um deles é o agricultor Rogério Noibau. Ele contou como apareceu as feridas.
"A gente fica sentado aqui na área e o mosquito vem e dá uma picadinha. Dói muito e aí a gente vai coçar. Quando passa uma semana já começa a aparecer a ferida".
Em uma região de chácara, 39 casas foram visitadas por agentes de saúde e 15 animais já testaram positivo para a Leishmaniose.
O veterinário Cristian José orienta que a população fique atenta para os sinais da doença em si ou nos bichos.
"É importante toda pessoa que tiver uma ferida que perceber que ela não cicatriza, apesar de estar passando alguns medicamentos, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Os animais são da mesma forma. Se você tem algum cão ou gato que tem uma ferida que não cicatriza procure o serviço de saúde do Município, em especial a zoonose, que você vai ser orientado de como vai ser feito isso".
O que é a leishmaniose?
Essa é uma doença grave causada por um protozoário que muitas vezes pode ser fatal. A doença pode atingir a pele, células sanguíneas e órgãos internos como fígado, baço e rins.
A doença é transmitida pelo mosquito flebotomíneo, conhecido popularmente como "mosquito palha". Este mosquito se infecta ao picar um animal ou ser humano já doente, e ao picar outro ser sadio transmite a doença.
fonte: G1
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|