Data de Publicação: 10 de junho de 2022 19:34:00 Cantor publicou vídeo nesta sexta-feira (10) com metade do rosto inerte e disse que foi diagnosticado com a síndrome, também conhecida como herpes-zoster do ouvido. Veja sintomas, causas e tratamento para a condição.
O cantor e compositor Justin Bieber publicou um vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira (10) com metade do seu rosto paralisado. Na postagem, Bieber disse aos seus fãs que ele teria sido diagnosticado com a rara síndrome de Ramsay Hunt.
A enfermidade, também chamada herpes-zoster do ouvido, é provocada pelo mesmo vírus que causa a varicela e o herpes-zoster (que é diferente do herpes-labial).
Sua principal caractérisca, além da paralisia da musculatura do rosto, é uma forte dor de ouvido, tendo em vista que a infecção acomete o nervo facial perto do ouvido interno, a parte mais profunda do órgão.
Entenda mais abaixo:
O que é Síndrome de Ramsay Hunt?
Fernando Cendes, professor titular de Neurologia da Unicamp, explica que o vírus da síndrome, o varicella-zoster, pode se alojar tanto próximo ao olho (no chamado zoster oftálmico) quando próximo ao ouvido, onde passa o nervo facial que controla o funções nervosas e musculares que permitem os movimentos da face.
Ele conta que a principal características da doença é uma forte dor no ouvido, surgimento de bolhas (vesículas) do lado interno ou externo do ouvido e uma paralisia facial.
O que causa?
Cendes explica que ela não é uma doença genética. O mais comum é condição antigir imunossuprimidos ou pessoas que tiveram uma diminuição da sua imunidade, como uma infecção ou algum outro problema de saúde.
Porém, acrescenta o especialista, a síndrome pode acontecer sem uma razão justificável.
"Mas isso é mais raro ainda. Porém é algo que acontece", diz.
Quais os sintomas? Quanto tempo duram?
Os sintomas costumam durar de uma a três semanas. Os principais são as intensas dores no ouvido e a paralisia dos músculos do rosto.
Forte dor no ouvido
Paralisia facial periférica (inflamação dos nervos que controlam a musculatura do rosto)
Zumbido no ouvido, alterações na audição ou hipersensibilidade ao som
Dor de cabeça
Tontura
Vertigens
No geral, em casos de paralisia facial, a fala também fica mais alterada
"As lesões no ouvido e a dor no ouvido são componentes muito importantes nessa síndrome", destaca o médico.
Quem está mais suscetível?
Danilo Anunciatto Sguillar, otorrinolaringologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que como a síndrome é causada pelo vírus da varicella-zoster, pessoas que tiveram a doença são mais suscetíveis a terem a reativação do vírus em algum momento da vida, principalmente após algum episódio de deficiência do sistema imunológico.
"No momento que essa pessoa tem uma imunossupressão, como o diabates, ela tem uma propensão ao quadro de infecção. Além disso, crianças e idosos também são mais suscetíveis", diz.
Qual é o tratamento? Quais são as possíveis sequelas?
O tratamento geralmente é feito com antivirais orais que atacam o vírus e, no caso da paralisia facial, corticoides, medicamentos anti-inflamatórios.
Sguillar diz que, na maioria dos casos, o tratamento normalmente tem boa recuperação.
Além disso, Cendes acrescenta que a paralisia facial periférica tem uma boa recuperação com o tratamento, mas que é importante fazer fisioterapia para ajudar a reestabelecer a função muscular que foi prejudicada.
Casos mais raros, quando a paralisia facia não é revertida com o tratamento, podem exigir a necessidade de uma cirurgia para descompressão do nervo facial.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|