Data de Publicação: 18 de janeiro de 2023 12:49:00 Além de doação de sangue, em Porto Velho também há necessidade de doação de plaquetas. Veja os requisitos para o procedimento.
O estoque de sangue está crítico em vários hemocentros de Rondônia. Uma das justificativas é que muitos doadores viajam no período de férias. Segundo o hemocentro, até as demandas urgentes estão em risco e com atendimento parcial da necessidade.
Devido a essa situação, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) está convidando os moradores a realizar doação. O estoque baixo causa preocupação e deixa em risco de suspensão de envio de bolsa para pacientes.
Independentemente do tipo sanguíneo, a doação é aceita pela Fhemeron. Em Rondônia, O+ e A+ são as tipagens que correspondem a mais de 70% das demandas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).
Banco de sangue — Foto: Santa Casa de São Carlos/Divulgação
Para realizar a doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto. O possível doador precisa cumprir uma lista de requisitos, sendo ela:
É um impedimento definitivo o doador ter sido exposto à situação que leve ao risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis
Os doadores podem realizar doação periodicamente. Os homens podem doar quatro vezes ao ano, respeitando intervalo de dois meses. Enquanto as mulheres podem doar três vezes por ano, com intervalo de três meses.
Em Porto Velho, o estoque de plaquetas também causa preocupação na administração. Esse tipo de doação é fundamental para realização de tratamentos contra leucemia, por exemplo.
A doação é diferenciada, mas também acontece na Fhemeron da rua Benedito de Souza Bruno, no Setor Industrial.
Por G1
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|