Data de Publicação: 1 de fevereiro de 2023 11:43:00 Além do mel puro e dos compostos, Veruma também oferece em sua empresa cursos de apicultura básica para os apicultores locais.
A 1ª casa do mel foi aberta em Porto Velho. Depois de oito meses envolvida nos processos burocráticos, Veruma Fernandes Graciano, de 30 anos, pôde abrir as portas de sua empresa e comercializar mel puro e compostos na capital de Rondônia.
"A Natugrand é a primeira casa do mel de Porto Velho. O processo não é fácil. Da abertura a estrutura tem que está adequada. É uma extensa documentação não só da empresa, como diversos relatórios que são exigidos pela Idaron", explicou.
Além do mel puro e dos compostos, Veruma também oferece em sua empresa cursos de apicultura básica para os apicultores locais. A ideia é que os produtores de mel saibam como fazer a extração e como manusear as caixas de abelha de forma correta."Para que eu posso comprar o mel do produtor, é feito um curso de boas práticas, onde o Fernando, que é o apicultor responsável pela parte de cursos e qualidade no apiário, vai até o local e ensina as boas práticas do manuseio das caixas, como pode ser feita a extração, a quantidade de fumaça, a manutenção", explica.
Para que ela de fato pudesse funcionar, Veruma explica que o processo de abertura de um local voltado para o beneficiamento do mel é complexo e demorado.
"A Idaron tem um check list da documentação que eu preciso entregar para o processo de abertura da casa do mel", disse.
Atualmente, quatro apicultores fornecem mel para Veruma, que também está no processo para enviar o produto para o interior do estado.
Por G1
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|