Português (Brasil)
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

Equipe da Espanha resgata irmãos e mãe após 110 horas sob escombros na Turquia

Data de Publicação: 10 de fevereiro de 2023 15:42:00

Compartilhe este conteúdo:

Entre lágrimas, sorrisos e aplausos, uma equipe de resgate espanhola resgatou nesta sexta-feira (10) uma família que havia passado 110 horas sob os escombros do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira (6) e já deixou mais de 22 mil mortos.

O resgate foi feito na cidade de Nurdagi, que fica a 80 quilômetros do epicentro do tremor principal, na segunda-feira (6) - o raio de alcance do terremoto foi de 250 quilômetros.

A equipe, formada por homens e mulheres da Unidade Militar de Emergência, das Forças Armadas espanhola, retirou primeiro dos escombros um menino de dois anos, que, assustado, ensaiou um choro mas foi embalado com um cobertor, para se proteger do frio extremo.

No vídeo do momento do resgate (veja vídeo acima), registrado pela equipe espanhola, é possível ouvir como alguns dos militares choram de emoção, enquanto a criança é levada sob aplausos de outras equipes que acompanhavam o trabalho.

Na sequência, a irmã do menino, também assustada, é retirada e levada para atendimento. As equipes, novamente, aplaudem. Nenhum dos dois aparentava ter ferimentos graves, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde de ambos.

Depois, os militares ainda conseguem resgatar a mãe das crianças, que é levada em uma maca.

O governo turco ainda não informou o estado dela.

Cinco dias de terror

Cem horas de angústia e desespero, centenas de toneladas de escombros, um número de vítimas cada vez maior, resgates emocionantes e a dificuldade para a chegada de ajuda.

É com este balanço que o sul da Turquia e o norte da Síria fecham uma das piores semanas na história na região, após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o local na segunda-feira (6).

Até agora, estas são as principais informações sobre o terremoto:

  • Há mais de 22 mil mortes confirmadas.
  • O terremoto ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria.
  • Cerca de 1.500 réplicas foram registradas após o primeiro tremor.
  • Milhares ainda estão desaparecidos, e mais de 70 mil ficaram feridos.
  • Mais de 70 países enviaram ajuda humanitária e equipes de resgate, que já chegaram aos dois países - a primeira equipe do Brasil embarcou nesta quinta.
  • O governo turco declarou estado de emergência por três meses em dez cidades.
  • O tremor durou cerca de um minuto e meio e teve um raio de alcance de 250 quilômetros, atingindo centenas de municípios.
  • O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície - profundidade considerada muito baixa e que explica, em parte, os efeitos devastadores.
  • O tremor também foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano. Não há registro de vítimas nesses países.
  • O raio de alcance do tremor foi de 250 quilômetros e, portanto, foi fortemente sentido em centenas de municípios e cidades dos dois países.
  • Foi o pior terremoto desde 1939 na região, muito propensa ao fenômeno por ser uma área de encontro de placas tectônicas.
  • Mais de 70 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas.

Por G1

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 Busque no site
 
 Siga-nos
...
...
...
...
...
...
...
...
...
 Instagram
s