Data de Publicação: 2 de março de 2023 16:58:00 Primeiro passo é manifestar interesse no serviço e isso pode ser feito em qualquer uma das 38 unidades básicas de saúde do Município. Foto: Getty Images/BBC
A cirurgia de laqueadura e vasectomia está disponível de forma gratuita em Porto Velho. O serviço é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e pode ser solicitado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital.
Nesta quinta-feira (2), a lei federal que determina novas regras para a realização das cirurgias de laqueadura e vasectomia entrou em vigor. Com a nova medida não há mais necessidade do consentimento do cônjuge para a realização da cirurgia em homens e mulheres.
Veja outras mudanças na lei:
O primeiro passo é procurar uma das UBS espalhadas em Porto Velho, tanto na zona rural quanto urbana, com os documentos necessários. Assim, é possível adquirir a solicitação dos exames pré-operatórios.
Segundo a prefeitura, depois desse primeiro atendimento, o paciente deve aguardar a avaliação com o especialista que vai checar os exames e o cumprimento dos requisitos. Caso seja aprovado o procedimento, a cirurgia é marcada e realizada na Maternidade Mãe Esperança.
Os procedimentos são considerados métodos de contracepção irreversíveis. No caso das mulheres, a laqueadura faz o corte das tubas uterinas evitando, assim, a gravidez. Para os homens, a cirurgia oferecida é a vasectomia que rompe os canais deferentes, para que os espermatozóides não cheguem até a vesícula seminal.
Para todo o processo, serão solicitados documentos pessoais dos pacientes, como:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|