Português (Brasil)
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

Justiça Federal determina bloqueio de matrículas de terras públicas invadidas em Pimenteiras do Oeste, RO

Data de Publicação: 5 de julho de 2023 15:23:00 Investigação da PF apontou irregularidades nos documentos apresentados como prova de posse da área.

Compartilhe este conteúdo:

A Justiça Federal de Rondônia determinou o bloqueio de terras públicas localizadas em Pimenteiras do Oeste (RO), na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. De acordo com a Advocacia Geral da União (AGU), fazendeiros teriam ocupado ilegalmente lotes da área que possui 30 mil hectares.

A medida cautelar foi instaurada para impedir que essas terras sejam repassadas para terceiros ou negociadas durante o processo. A área é conhecida como ‘Gleba Guaporé’, um região de disputa agrária.

A AGU também solicita na Justiça a inexistência de declaração de títulos dessa região, já que o espaço foi invadido. O pedido de bloqueio foi solicitado mediante a uma investigação da Polícia Federal (PF) que detectou várias irregularidades nos documentos apresentados como prova de posse das terras.

A AGU pede que os lote sejam destinados para a reforma agrária e também que os invasores paguem indenização pela ocupação indevida e danos ambientais causados na área.

À Rede Amazônica, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) disse que não vai se manifestar até que o processo seja encerrado e as terras devolvidas para a União.

Por G1

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 Busque no site
 
 Siga-nos
...
...
...
...
...
...
...
...
...
 Instagram
s