Data de Publicação: 11 de setembro de 2023 13:55:00
Professores da rede municipal de ensino de Buritis Rondônia, estão em greve em busca do pagamento do piso salarial estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). A paralisação, que começou nesta segunda-feira (11), tem como principal reivindicação a garantia de que o piso salarial seja cumprido pelo município.
O MEC estabeleceu o novo valor do piso salarial dos professores de escolas públicas em R$ 4.420,55, representando um aumento de 14,95% em relação ao piso de 2022, que era de R$ 3.845,63. Este aumento, de acordo com o MEC, tem como objetivo valorizar a categoria e acompanhar a inflação.
No entanto, a situação em Buritis se tornou um ponto de conflito entre os professores e a administração municipal. O prefeito da cidade, afirmou que não planeja pagar o aumento do piso salarial estabelecido pelo Ministério da Eduação (MEC). Essa declaração gerou indignação entre os professores, levando-os à paralisação.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) também questiona a legalidade do aumento do piso salarial dos professores e orienta as prefeituras a não concederem o reajuste. Eles argumentam que o aumento dos gastos com a folha de pagamento pode comprometer a saúde financeira dos municípios, especialmente os de menor porte.
Por outro lado, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) argumenta que o reajuste tem respaldo em lei e deve ser cumprido pelas prefeituras e estados. A entidade destaca a importância de valorizar os profissionais da educação e garantir que recebam salários condizentes com a importância de sua função.
Por Gazeta Buritis
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|