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Na rota do escoamento de grãos, rodovia de Rondônia deve receber investimentos do Governo Federal

Data de Publicação: 7 de fevereiro de 2024 14:45:00 Trechos citados incluem as travessias de Itapuã do Oeste, Jaru e Ji-Paraná. Anúncio foi feito na terça-feira (6).

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BR-364 em Rondônia — Foto: Antônio Lucas/Alero

BR-364 em Rondônia — Foto: Antônio Lucas/Alero.

A principal rodovia federal de Rondônia, usada no escoamento de grãos, deve receber novos investimentos do Governo Federal. O anúncio da ampliação de investimentos foi feito na terça-feira (6) pelo Ministério dos Transportes. As medidas anunciadas incluem melhorias em rodovias e a conclusão de obras estruturantes. Os investimentos são divididos entre os chamados "Arco Norte" e "Arco Sul Sudeste":

  • Arco Norte (estados do Norte e Nordeste): ampliação de R$ 2 bilhões em 2023 para R$ 2,66 bilhões em 2024;
  • Arco Sul (estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste): de R$ 1,5 bilhão em 2023 para R$ 2,05 bilhões em 2024;

     

De acordo com o Ministério dos Transportes, o Arco Norte compreende os estados que fazem parte do plano estratégico que reúne os portos ou estações de transbordo, responsáveis principalmente pelo escoamento dos grãos da região centro-oeste.

A BR-364 faz parte das obras do Arco Norte. Confira:

 

  • Rondônia: Travessias de Itapuã do OesteJaru e Ji-Paraná
  • Pará: Restauração da BR-158
  • Maranhão: Duplicação da BR-135
  • Piauí: BR-330 Ponte sobre o Rio Parnaíba
  • Bahia: Recuperação da BR-242
  • Tocantins: Ponte de Xambioá
  • Ampliação da Frota da VLI em 168 vagões
  • Retomada das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)
  • Intensificação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste 2 (FIOL 2)
  •  

    Segundo o governo, o objetivo é aumentar a qualidade das rodovias do Arco Norte para 90% com a classificação "bom" no índice do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Por G1

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