Nem a IRNA nem a TV estatal divulgaram qualquer informação sobre o estado de Raisi e dos outros passageiros.
Fonte G1
Data de Publicação: 19 de maio de 2024 16:25:00 Pelo menos 40 equipes de resgate participam das buscas por Ebrahim Raisi e sua comitiva. O presidente voltava do Azerbaijão em viagem oficial para inaugurar uma barragem. Más condições climáticas foram a causa do incidente.
O helicóptero no qual viajava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo neste domingo (19) causado por más condições climáticas, informou a TV estatal iraniana.
Em um primeiro momento, de acordo com agência de notícias Reuters, a TV estatal iraniana informou que o helicóptero havia sido encontrado pelas equipes de resgate. A agência de notícias da República Islâmica (IRNA), no entanto, afirma que a aeronave ainda não foi encontrada. O Crescente Vermelho (o equivalente local à Cruz Vermelha) também nega que o helicóptero tenha sido encontrado.
A agência de notícias IRNA afirmou que o helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental.
O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã conseguiu limitar a área de busca em um raio de 2 km. Pelo menos 40 equipes de resgate fazem buscas na região.
O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, afirmou que dois dos membros da comitiva do presidente se comunicaram com as forças de resgate, o que indicaria que o acidente teria sido de baixa gravidade.
À Reuters, um oficial iraniano afirmou que "estão esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes".
Já o líder supremo do Irã, Ali Khamenei disse que as pessoas não devem ficar ansiosas ou preocupadas e que "a gestão do Estado do Irã não será afetada" pelo acidente.
O chefe das forças armadas iranianas Mohammad Bagheri deu ordens para que todos os recursos de exército e da guarda revolucionária sejam utilizados nas operações de busca e resgate, afirmou a TV estatal.
De acordo com a agência IRNA, o gabinete do Irã realizou uma sessão de emergência neste domingo para lidar com as consequências do acidente. A sessão, presidida pelo vice-presidente Mohammad Mokhber, foi destinada a mobilizar todo o potencial e capacidades do governo para encontrar o helicóptero de Raisi e sua comitiva.
A expectativa é que Mansouri e o ministro da saúde, Bahram Einollahi, viagem até a região onde se acredita que o helicóptero tenha caído para supervisionar as operações de busca e resgate.
“O estimado presidente e a empresa estavam voltando a bordo de alguns helicópteros e um dos helicópteros foi forçado a fazer um pouso forçado devido ao mau tempo e à neblina”, confirmou o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, à TV estatal. De acordo com ele, as equipes de resgate ainda podem "levar algum tempo" para chegarem ao helicóptero devido às condições climáticas adversas.
A agência de notícias FARS pede que iranianos orem pelo presidente do país. A IRNA divulgou imagens das buscas pelo helicóptero e confirmou que o vice-presidente do Irã e alguns membros do gabinete do governo estão a caminho de Tabriz, província do Azerbaijão Oriental.
Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, durante coletiva de imprensa em agosto de 2022 — Foto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pediu orações para o presidente iraniano em publicação em sua conta oficial no X, antigo Twitter.
Autoridades de diversos lugares do mundo reagiram à notícia do acidente. Entre eles, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia informou que "tomou ações para ajudar nos resgates" e a Comissão Europeia ativou seu serviço de mapeamento por satélite para ajudar nos esforços de busca.
O presidente do Irã esteve no Azerbaijão na manhã de domingo para inaugurar uma barragem com o presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. A barragem é a terceira que as duas nações construíram no rio Aras.
Nem a IRNA nem a TV estatal divulgaram qualquer informação sobre o estado de Raisi e dos outros passageiros.
Fonte G1
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|