Português (Brasil)
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

Cacoal, Mulheres fazem exames de mama em carreta, em Cacoal Carreta do câncer de Barretos, está realizando atendimentos em Cacoal.

Compartilhe este conteúdo:

Os exames de mamografia oferecidos pela carreta do câncer de Barretos (SP) têm ajudado a diagnosticar novos casos de câncer de mama no município de Cacoal. Segundo a secretaria municipal de Saúde, Penha Simão, no ano passado a unidade móvel realizou mais de 400 exames, destes dez foram diagnosticados com câncer de mama.

Para que as mulheres fossem beneficiadas com os exames, precisaram passar por uma triagem que foi feita nas Unidades Básicas de Saúde. Esse foi o caso da dona de casa Célia Maria dos Santos, de 56 anos. Ela conta que essa já é a segunda vez que se submete a mamografia. “Eu tenho casos de doença na família. Minha mãe morreu vítima de um câncer na cabeça. Eu já tirei uns nódulos do útero, mas que não deu nada no exame, agora a enfermeira encontrou no meu seio, e por isso me colocou na lista para passar pelo exame”, disse Célia.

Até o dia 11 de agosto 441 mulheres devem fazer o exame de mamografia na carreta do câncer de Barretos. O exame leva em média 90 dias para ficar pronto. Se houver alguma alteração as pacientes são encaminhadas para exames complementares.
Como os exames são limitados, cada Unidade Básica de Saúde ficou com uma quantidade para distribuir entre os pacientes. No caso da Gonçalves Ledo foram 20 exames.

“A nossa triagem foi feita no mês de junho, quando as mulheres interessadas foram examinadas, e cada caso avaliado, antes de ser incluso na lista de atendimento da carreta, porém nenhuma mulher deixa de ser atendida, caso necessário as demais são encaminhadas para Porto Velho de van, onde se submetem ao exame na capital”, contou a enfermeira Adila Thais.

Entre os critérios exigidos para receber atendimentos, estão: as mulheres terem entre 40 a 69 anos, não ter realizado mamografia há menos de um ano e possuir histórico de câncer na família.

Organização

De acordo com a secretária municipal de Saúde Penha Simão, as mulheres que apresentarem alterações nos exames serão encaminhadas para realizar exames mais detalhados.

A unidade móvel está atendendo próximo ao Hospital Municipal Materno Infantil e realiza diariamente 20 exames por turno.


Fonte:Diário da Amazônia

Compartilhe este conteúdo:
 Busque no site
 
 Siga-nos
...
...
...
...
...
...
...
...
...
 Instagram
s