Foi cumprido mais um ciclo da Operação Justiça Rápida Itinerante na comarca de Porto Velho, com a realização de mais de 300 audiências em distritos e comunidades da região conhecida como Ponta do Abunã. Nos processos, a solução para cobranças, pedidos de pensão, união estável, entre tantos outros serviços gratuitos foram prestados pelo Poder Judiciário de Rondônia.
No geral, muitos problemas relacionados ao direito de família, mas também muitos acordos firmados, como informou o juiz Johnny Gustavo Clemes, coordenador da operação na comarca da capital. Para se ter uma ideia das dificuldades enfrentadas para levar esse serviço à população, mesmo sem sair do município de Porto Velho, a equipe dos Juizados Especiais percorre mais de 300 km para chegar a localidades como Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã, do outro lado do rio (confluência dos rios Mamoré e Abunã). Nessa época do ano, a travessia pela balsa se torna uma saga, devido ao baixo nível das águas e a formação de bancos de areia.
Também houve atendimento à população do distrito de Abunã, no período da manhã, e, após o almoço, na Vila da Penha, onde o trabalho entrou pela noite, um esforço a mais de juízes e servidores para levar o sistema de Justiça itinerante.
Apesar do desafio de levar a Justiça até essas localidades, o juiz comemora a oportunidade de contribuir com a sociedade. “Ainda assim, somos muito felizes por ver a felicidade daqueles que são beneficiados pelo efetivo acesso à Justiça”.
Desde a segunda-feira, 21, o trabalho da Justiça Itinerante continua, desta vez para a capacitação de servidores e magistrados por todo o estado, nas localidades de Chupinguaia, Seringueiras, Parecis, Porto Rolim, Pacarana, Nova Londrina, Theobroma, Campo Novo e Cujubim.
Fonte:TJ/RO