Em Ariquemes, RO | Começaram nesta semana, as inscrições para o projeto Polícia Mirim, da Polícia Militar (PM) de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. São ofertadas 80 vagas para jovens de 12 a 17 anos de ambos os sexos. As inscrições estão sendo realizadas presencialmente na sede da Polícia Mirim até o dia 9 de fevereiro.
Atualmente, o projeto atende cerca de 150 jovens. O projeto prevê formação moral, intelectual, ética e física baseados no regime militar. Diariamente, no período da manhã, os alunos têm aulas de reforço escolar, treinamento físico, palestras sobre saúde e questões sociais. No fim do curso de formação, os jovens passam por um treinamento com técnicas de sobrevivência na selva.
De acordo com o comandante da Polícia Mirim, Joivan Godoy, além do ensino de noções do militarismo, os alunos passam por acompanhamento social com objetivo de reduzir a vulnerabilidade. "O projeto busca desenvolver no adolescente a consciência e incorporação de atitudes construtivas, morais, éticas e positivas", disse.
O processo seletivo é dividido em cinco fases. A primeira é a de prova objetiva e redação, no dia 10 de fevereiro. Depois as fases são: teste de aptidão física, avaliação psicológica, entrevista socioeconômica e matrícula.
As provas objetivas contêm as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e redação.
Podem se inscrever candidatos que tenham de 12 a 17 anos que estejam matriculados em alguma escola no período vespertino. A inscrição deve ser feita pelo responsável do candidato.
Para a inscrição é preciso apresentar RG (do aluno e do responsável) e comprovante de residência atualizado. O valor da inscrição é R$ 20.
Neste ano, o projeto passou a se chamar Polícia Mirim para ficar atrelado à instituição PM. Antes o nome era Guarda Mirim.
As inscrições vão até o dia 9 de fevereiro de 2018. Entre 7h30 e 12h. A sede da Polícia Mirim fica na Travessa Quatro Nações, 3667, Setor Institucional.
FONTE;G1 - Notícias