Português (Brasil)
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

Saúde monitora mortes de macacos na capital

Compartilhe este conteúdo:

A Agência de Vigilância Sanitária de Rondônia e a Secretaria de Saúde do Município de Porto Velho realizam o monitoramento entomológico em Cuniã, no Baixo Madeira, onde macacos foram encontrados mortos em novembro e cuja situação está sob observação. Na terça-feira a diretora da Agevisa, Arlete da Gama Baldez, e o médico veterinário Césarino Júnior estiveram com o secretário da Semusa, Orlando Ramires, e o adjunto Marcus Vinícius, pra tratar sobre as estratégias que serão utilizadas para tranquilizar e orientar a população quanto a febre amarela e a nova visita das equipes até o Cuniã.

Em dezembro a equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Semusa participou da ação conjunta com a Agevisa (Agência de Vigilância Sanitária do Estado) e outros órgãos com ações de prevenção no Cuniã e orientação à população local. Naquele local do Baixo Madeira 72 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela.

Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tranquiliza a população com relação a inexistência de caso de febre amarela em Porto Velho desde 2001. Embora no Brasil a febre amarela silvestre seja endêmica na Região Norte, a cobertura vacinal é ampla e a imunização faz parte do calendário nacional de vacinação ainda na infância, sendo disponibilizada também para adultos. De acordo com a Semusa, em 2017 cerca de 300 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela na capital.

Na Secretaria de Saúde a orientação é de que não há necessidade de vacinação indiscriminada e de uma corrida aos postos, tendo em vista que a Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para proteger o individuo por toda a vida. Portanto, quem já tomou uma dose já está imunizado. A Semusa informa ainda que as vacinas para a febre amarela estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Porto Velho. As salas de vacinações das unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta feira durante todo o dia.

Fonte:Assessoria

Compartilhe este conteúdo:
 Busque no site
 
 Siga-nos
...
...
...
...
...
...
...
...
...
 Instagram
s