Data de Publicação: 24 de maio de 2024 11:24:00 Bombeiros capturaram o réptil que tinha cerca de 1,5 metro de comprimento - Foto: Divulgação
Uma jiboia saiu de dentro do ralo do banheiro de uma casa em obras na cidade de Goiatuba, no sul de Goiás. Trabalhadores acionaram o Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe ao local. O caso aconteceu nesta quinta-feira, 23, pela manhã. Nenhum morador estava na casa, por isso os profissionais que estavam trabalhando na obra do imóvel acionaram a corporação.
A jiboia, que media cerca de 1,5 metro, foi resgatada com o uso de uma pinça específica para a captura de serpentes. Ela foi retirada de dentro da tubulação pelos bombeiros sem ferimentos e foi devolvida a uma área de mata, que corresponde ao seu habitat natural, com animais silvestres.
Sobre a espécie
As jiboias são consideradas a segunda maior espécie de serpente do Brasil, ficando atrás apenas da sucuri. Apesar do tamanho, elas não apresentam muitos riscos para os seres humanos, e costumam ter comportamento pacífico. Esses répteis podem viver de 20 a 35 anos em cativeiro.
Elas são serpentes constritoras, isto é, elas usam o próprio corpo para se enrolar apertar suas presas e se alimentar delas, e não possuem veneno. Elas se alimentam principalmente de mamíferos, aves e anfíbios.
As jiboias não estão ameaçadas de extinção e vivem em florestas tropicais, cerrados e caatingas, ocorrendo em todas as regiões do Brasil, segundo informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília.
Orientações
O Corpo de Bombeiros orienta a população a não tentar capturar serpentes, caso um desses animais entre dentro de casa. Trate todas como peçonhentas, não se aproxime demais e mantenha vigilância sobre a serpente a uma distância segura. Acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 para que a cobra seja levada de forma segura para o local apropriado.
Fonte: Terra
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|