Português (Brasil)
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave

Data de Publicação: 8 de maio de 2025 13:48:00 Cardeais estão isolados no Vaticano, onde escolhem o papa que sucederá Francisco e comandará a Igreja Católica

Compartilhe este conteúdo:

A fumaça branca emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8/5), e o badalar dos sinos anunciaram a escolha de um novo papa. O nome daquele que sucederá Francisco e que será 267° pontífice no cargo deve ser anunciado em breve, como prevê o protocolo.

O conclave para a escolha do pontífice teve início nessa quarta-feira (7/5). Desde então, cardeais de todo o mundo estão isolados no Vaticano para que, por meio do voto, definam quem irá liderar a Igreja Católica pelos próximos anos.A fumaça branca anuncia a escolha do sumo pontífice. Na sequência, é apresentado o escolhido na varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e proclamada a frase "Habemus Papam" ("Temos um papa"), para que se cumpra a tradição.

O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia deste.

Regras do conclave

A escolha de um novo papa é feita a partir do conclave, que reúne um colégio de cardeais no Vaticano. Durante a votação, os integrantes do colégio de cardeais ficam isolados, sem nenhum contato com o mundo exterior.

Para se tornar o novo líder da Igreja Católica é preciso obter, no mínimo, 2/3 dos votos. No caso do conclave atual, são necessários ao menos 89 votos, já que o número de cardeais eleitores é de 133.

Antes da votação, três cardeais são definidos como escrutinadores, que vão contar os votos do conclave. Além disso, um outro trio de cardeais são nomeados revisores do ritual.

Tradicionalmente, no primeiro dia de conclave, uma votação é realizada entre os cardeais presentes. Caso o novo papa não seja definido nessa etapa, um novo ciclo de votações é iniciado a partir do segundo dia.

A partir daí, até quatro eleições podem ser realizadas durante cada um dos três dias seguintes, sendo duas pelo período da manhã e outras duas à tarde. Se um novo papa não for definido no período, as votações têm uma pausa de um dia para que orações sejam realizadas.

O processo de votação é retomado depois da suspensão temporária, e mais sete votações são realizadas. Novos ciclos de sete votações poderão ser feitas por mais duas vezes, caso um novo nome para o papado não seja escolhido.

Ainda assim, caso não se atinja o mínimo de votos, um dia é reservado para oração, reflexão e diálogo e, nas votações subsequentes, a escolha deve ser feita entre os dois nomes que receberam o maior número de votos no escrutínio anterior.

A cada votação, os votos são depositados e queimados em uma chaminé da Capela Sistina, que indica ao mundo a conclusão do pleito. Caso a fumaça saia preta, o colegiado ainda não chegou a uma decisão sobre o novo papa. O novo líder da Igreja Católica é anunciado quando uma fumaça de cor branca for emitida.

Fonte Metrópole 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 Busque no site
 
 Siga-nos
...
...
...
...
...
...
...
...
...
 Instagram
s