Português (Brasil)
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

Trump acusa Brasil de trabalho forçado na pecuária, mas isenta carne bovina de nova taxação

Governo americano sugere tarifas sobre produtos ligados a trabalho análogo ao escravo, mas carne bovina do Brasil permanece isenta da medida.

Compartilhe este conteúdo:

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira (2), uma proposta de aplicar tarifas adicionais de 12,5% a países que não proíbem a importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado. A medida surge após uma investigação apontar que 60 nações, incluindo o Brasil e a China, não adotam salvaguardas suficientes para barrar a entrada desses produtos. Apesar das acusações, a carne bovina brasileira foi incluída em uma lista de isenções da nova tarifa.

Acusações e competitividade

O documento que embasa a proposta dos EUA dedica um capítulo específico à pecuária brasileira, alegando que o uso de trabalho forçado na produção de gado é “amplamente documentado” por pesquisas independentes e por registros do governo americano, como a lista TVPRA.

O texto também destaca a perda de espaço da carne americana no mercado chinês em comparação à brasileira:

Entre 2015 e 2025, o volume de exportação de carne bovina congelada do Brasil quase dobrou, enquanto o dos Estados Unidos cresceu 21%.

A fatia do Brasil nas importações chinesas saltou de 38% em 2021 para 53% em 2025, enquanto a dos EUA caiu de 6% para 2% no mesmo intervalo.

Em 2025, o preço médio da carne bovina brasileira importada foi de 2,40 dólares, valor 41% inferior aos 4,20 dólares registrados pela carne americana.

Argumentação americana

O relatório dos EUA sugere que a “prevalência dessa prática” de trabalho forçado na produção brasileira conferiu uma “vantagem de custo” à carne nacional, distorcendo a concorrência no mercado chinês. O documento admite, porém, que outros fatores, como o tamanho do rebanho bovino norte-americano, também influenciam a competitividade.

Questionada, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) confirmou que o setor de carne bovina está isento da nova tarifa sugerida e afirmou que não fará comentários neste momento. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) não retornou o contato até o fechamento desta reportagem.

Fonte: G1

Foto: Cindie Hansen/Unplash

Compartilhe este conteúdo:
 Busque no site
 
 Siga-nos
...
...
...
...
 Instagram
s