Data de Publicação: 15 de dezembro de 2024 15:25:00
A safra 2024/25 de arroz em Rondônia começou com desafios provocados pela irregularidade das chuvas no início do ciclo. Segundo o boletim de estimativas de grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a situação impediu o avanço do plantio em muitas áreas, gerando a necessidade de ajustes no planejamento agrícola da região.As primeiras áreas semeadas enfrentaram infestação de plantas daninhas devido às condições climáticas adversas, demandando novo preparo do solo e maior cuidado na condução das lavouras. Em muitos casos, os produtores precisarão realizar replantios ou lidar com expectativas de produtividade abaixo da média.Com a intensificação das chuvas a partir da segunda quinzena de novembro, o cenário começou a se estabilizar. Aproximadamente 94% das áreas previstas para o cultivo do arroz já foram semeadas. No entanto, o avanço inicial lento e as incertezas climáticas levaram alguns produtores a optar por substituições de cultivo, direcionando áreas originalmente destinadas ao arroz para culturas mais rentáveis.
Atualmente, as lavouras de arroz apresentam 80% das áreas em fase de emergência e 20% já em desenvolvimento vegetativo, o que permite vislumbrar uma boa produção para a primeira safra, desde que as condições climáticas permaneçam favoráveis nas próximas semanas.A Conab ressalta que os ajustes no planejamento e manejo são essenciais para mitigar os impactos das chuvas irregulares e garantir a continuidade da produção de arroz, que é estratégica para Rondônia e toda a região Norte.
Com informações: acremais
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|